‘Plenitude é quando a vida cabe no instante presente sem aperto …
… e a gente desfruta o conforto de não sentir falta de nada.’
– Ana Jácomo
Com o amplo intercâmbio cultural com o oriente, nós passamos a incorporar práticas benéficas à saúde e que muito vem ajudando a quebrar o ritmo alucinante de nosso estilo de vida. Quando converso com pacientes e alunos sobre meditação, vejo claramente que o termo ‘meditar’ é comum, mas a maioria deles sempre pergunta: ‘afinal, o que é meditar’, ‘como meditar se sou tão agitado’, ‘como parar a mente’? …
As diferentes formas de meditação incluem fundamentos de reflexão, de contemplação, além da mente combinada com a respiração para experimentar um estado de quietude, um senso de bem-estar e abertura. E o Chi Kung? Também é uma forma de meditar. É um tipo de exercício chinês profilático. Combina formas, respiração e foco mental para nos jogar (rapidamente) a uma atmosfera de tranquilidade, harmonia e calma, enquanto nos exercitamos. Simplesmente, é bom demais!
O National Institutes of Health (EUA) reconheceu, por pesquisas médicas, a meditação como terapêutica que pode ser associada aos tratamentos. Este e outros espaços de produção científica apresentam uma gama enorme de estudos sobre os benefícios da meditação, Chi Kung e Tai Chi Chuan, entre eles a melhora da flexibilidade e habilitação funcional em idosos, a melhora das funções cognitivas, o alívio de quadros depressivos e etc. A OMS e o Ministério da Saúde foram pelo mesmo caminho; estas práticas vêm sendo disponibilizadas em postos de saúde e hospitais no Brasil e em vários países.
Praticar ao ar livre, em praças e parques, é um de meus programas favoritos. Temos um grupo de praticantes muito legal! Todas as terças-feiras, às 8:30hs, na Praça da Encol, em Porto Alegre.
Talvez você goste de assistir, em breve, a este vídeo que estou preparando para você!
Até!! …