Os anos de 2020 e 2021 trouxeram desafios que propiciaram grandes crescimentos. Foram anos em que a nossa capacidade de superação, adaptação e criatividade foram altamente exigidas. E isto foi tanto a nível da nossa vida pessoal quanto da vida profissional.
Como Terapeuta Floral Practitioner de Bach, os atendimentos que antes eram presenciais passaram a ser on-line via vídeo do WhatsApp, pelo Zoom, Meet ou pelo Skype. Os cuidados para passar confiança aos clientes na nova modalidade foi feito com muito carinho, responsabilidade, profissionalismo e ética. A aprovação dos clientes foi a prova de que valeu a pena o esforço.
Os poucos atendimentos na consulta presencial, quando era permitida, seguia todos os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos competentes. Janelas abertas, distanciamento, higienização e utilização de todos os itens de proteção individuais: luva, toca, máscara, faceshield, propé, avental descartável, álcool gel. Sentia-me personagem de um filme de ficção científica. Mas a segurança está sempre em primeiro lugar. Em 2022, gradualmente voltamos aos atendimentos presenciais, mas manteremos o atendimento online, que veio para ficar. Este é o “novo normal”.
Como Practitioner de Bach e professora oficial do Programa Internacional de Educação dos Florias de Bach (BIEP) de cursos presenciais até então, precisamos nos reinventar também. Os cursos foram gradualmente se moldando a versão on-line ao vivo. O cuidado para o curso permanecer atrativo, dinâmico e com alta qualidade em sua realização foi uma constante. Todos ganhamos com essas mudanças.
Os problemas ou dificuldades para migrar da modalidade presencial para on-line foram bem pontuais e de fácil solução. Foi fácil a adaptação à Plataforma ZOOM, escolhida para dar as aulas. A gestão do tempo das aulas ocorreu de forma muito tranquila e satisfatória. A empatia, participação e interatividade dos alunos e professora foram muito boas. O retorno dos alunos foi de total aprovação dos cursos. O processo de aprendizagem atingiu seus objetivos, sem diferença relevante entre presencial e on-line. Foram disponibilizados na modalidade online ao vivo o nível 1, em 2020, e o Nível 2, em 2021. Em inglês o nível 3 à distância já está disponibilizado no site do Bach Centre e esperamos que em breve tenhamos o Nível 3 online em português também.
A modalidade online ao vivo facilitou a vida dos alunos que tinham que viajar para cidades que ofereciam cursos presenciais com professores oficiais do BIEP, o que gerava gastos com transporte, alimentação, deslocamento e hospedagem, encarecendo a sua formação de Terapeuta Floral Practitioner de Bach. Com a modalidade on-line levamos os ensinamentos do Dr. Bach muito mais longe e da mesma forma eficaz e responsável de sempre. As turmas são diversificadas e enriquecidas pelas trocas de experiências e pelo olhar mais abrangente sobre as diferentes realidades de cada região do Brasil. O Programa Internacional de Educação dos Florais de Bach (BIEP) e Bach Centre estão de parabéns pela iniciativa.
Durante a pandemia, o isolamento físico trouxe sensações de abandono, afastamento e solidão. Mas outro exemplo de determinação foi que, passado o primeiro momento de luto pela pandemia vivida, resgatamos o ânimo e começamos a ver saídas criativas que permitissem a estudantes, alunos, colegas e profissionais da terapia floral do Sistema de Bach, reunirem-se para compartilhar e aprofundar seus conhecimentos.
Foi assim que surgiram as primeiras edições de um projeto antigo: ENCONTROS FLORESER. Nasceram na era online, também pela plataforma Zoom, a mesma utilizada para ministrar os cursos BIEP. São cursos Livre sobre diferentes temas, interessantes e instigantes, que irão agregar, atualizar, aperfeiçoar e aprofundar os conhecimentos adquiridos sobre o Sistema Bach, e que são enriquecidos pelas trocas de experiências pessoais e/ou profissionais.
Já realizamos 7 edições dos ENCONTRO FLOReSER, gratuitos durante o período da pandemia. Para 2022 temos uma agenda de 9 ENCONTROS FLOReSER. Confira as informações em www.floreser.net.br.
A criatividade e nosso forte sentimento de superação levaram a descobertas de novos caminhos, criaram oportunidades, consolidaram vínculos e alegraram nossa alma.
Como diz Dr. Bach em Cura-te a ti Mesmo, capítulo 7: “em todas as situações a alegria deve ser incentivada e devemos evitar ficar dominados pela dúvida e pela depressão, mas sempre lembrar que estas emoções negativas não fazem parte da nossa natureza, pois as nossas almas conhecem apenas a alegria e a felicidade.”
Sou Soraya Bragança, Doutora em Letras, Pós- Graduada em Terapia Floral, Practitoner de Bach e instrutura BIEP, N1 e N2, no Brasil.