As Essências Florais representam um método de cura baseado no princípio vitalista que é a arte de curar e recuperar indivíduos doentes através da energia vital da flor, extraindo as virtudes terapêuticas das flores de forma diferenciada, sem conter qualquer extrato físico da flor. Devemos considerar a energia como uma força vital de que todas as coisas na Natureza fazem parte e a que todos pertencemos. A Essência Floral é o resultado da extração da sua força vital, energia, consciência, virtudes e qualidades curativas que atuam no ser ativando o processo de transformação por ressonância. A cada nova frequência em que estivermos operando, nova ressonância correspondente teremos, reestruturando novo padrão energético.
Os Florais são essências sutis, vibracionais, efetivas e gentis que procuram harmonizar o indivíduo em seus níveis físico, mental, emocionais e espirituais tornando-o um ser mais equilibrado, consciente de sua verdade interior, em paz consigo mesmo e com o mundo que o rodeia.
Os florais trazem a essência de cura para que a pessoa possa transformar seu sofrimento em qualidade inerente a essa experiencia, num trabalho de abertura de consciência individual que atinge, também , o coletivo, pois nesse processo de autocura e transformação o adquirir a Luz da consciência Divina gera Luz para os que estão ao seu redor.
As Essências atuam na causa do sofrimento, da desordem ou da doença, ajudando a pessoa, que deve assumir a responsabilidade pelo seu processo de transformação, a perceber e esvaziar as emoções negativas. É o estimular do processo de autocura emocional, espiritual, mental que afeta a fisiologia humana.
As Essências trazem a memória das qualidades Divinas que tocam nossa Alma, o intermediário entre o eu inferior e o Eu Superior, permitindo aprender, compreender com o coração e a vivenciar a sua experiencia, que levará a aceita e transformar seus sofrimentos, recebendo a Consciência que vem do Divino e que ilumina o seu consciente do eu inferior. Traz a compreensão que devemos nos autoconhecer, percebendo que nossa existência está atrelada a Alma que tem que realizar tarefas de aprendizado na sua existência e que a consciência da vivência terrena a libertará para novas etapas em sua evolução.
As Essências Florais seguem o princípio alquímico da ressonância ao entrar em nosso corpo físico através das gotas, que atuam em nossas células e em toda rede energética que compõe nosso corpo sutil, vibrando em uma frequência harmônica, elevando para o positivo os padrões disfuncional, desequilibrados e negativos. Os Florais ressoam nas células, vibram no sistema energético de chacras e meridianos, no corpo etéreo, corpo mental, corpo emocional e espiritual que reverbera no corpo físico.
A energia da Flor, que tem uma frequência e informação específica, é preservada na água, o veículo de condução dessa energia, que através do calor, sol ou fervura, elemento alquímico FOGO da transformação e transmutação alquímica desperta forças do propósito e da criação que já estão dentro de nós. Cada flor traz uma frequência vibracional, energia, informação, intenção específica que irá gerar conteúdo, forma e reestruturação em nossa frequência vibracional, física, sutil. Ao entrar em contato com nossa frequência pessoal, as Essências Florais ressoam e provocam mudança em nosso plano energético, mudando nossa frequência e permitindo uma sintonização com tudo que está ao nosso redor em uma nova energia, vibração. O universo percebe nossa frequência vibracional e faz a sintonia com tudo que estiver nessa mesma frequência. Tudo o que nos permeia está ligado.
Talita Margonari define a verdadeira alquimia da Terapia Floral como a reação que ocorre quando os biofótons que estão nas essências florais desativados se reativam ao entrar em contato com os nossos biofótons*, gerando uma transformação e transmutação profunda em nosso campo vibracional, frequêncial, energético.
* Biofótons: partículas de luz gerados e emitidos por um sistema vivo e a via principal de comunicação e integração…