A aromaterapia é secular no seu uso como ferramenta de cuidado integrativo físico e emocional. Aromaterapia é a forma prática de usar óleos aromáticos, conhecidos como óleos essenciais, extraídos das folhas, talos e flores da plantas, para fins terapêuticos, ajudando ao ser humano melhorar sua qualidade de vida, assim como PREVENIR e AUXILIAR no processo de cura dos males físicos, emocionais e mentais, visando o equilíbrio do sistema humano, como um todo. Os benefícios são incontáveis. E devemos ser gratos a natureza que nos oferece tal cura em abundância.
Na Grécia antiga, os soldados tratavam seus ferimentos com unguento à base de mirra, rica em componentes cicatrizantes anti-sépticos. No século XIV, período da peste bubônica, as pessoas buscavam proteger-se usando Frankincense e Pine em fogueiras nas ruas, dentro de casa ou em amuletos pessoais, que usavam ao redor do pescoço e que continham resinas aromáticas. A medicina Ayurveda, na Índia, utilizava em suas poções de cura óleos essências de plantas.
Os óleos essenciais, conhecidos pela sigla OEs, possuem propriedades terapêuticas e atuação direta em questões físicas e psicossomáticas. Muitos têm potencial regenerador e cicatrizante. A técnica de uso dos OEs é tanto eficaz quanto prazerosa, permitindo alcançar rapidamente harmonia e bem-estar nos três níveis: corpo mente e emoções.
A Aromaterapia exige muito conhecimento e atenção no uso. Os óleos essenciais para fins terapêuticos exigem cuidado com o padrão de qualidade e este cuidado passa pelo cultivo, processo de extração e envasamento. O veículo mais comum para utilização dos Óleos Essenciais é o Carreador que pode ser: óleo vegetal; creme base; loções; ou álcool de cereais. Algumas das formas mais benéfica da utilização dos óleos essenciais são: vaporizadores; massagem; ou spray ambiental.
Aromaterapeutas usam os óleos essenciais para os mais diversos tratamentos com eficácia e segurança. Mas também é possível usar os OES no autocuidado no dia a dia, seja para cultivar o bem-estar, potencializar a imunidade ou mesmo cuidar da pele.
Robert Tisserand, em seu livro “A Arte da Aromaterapia”, diz: “A aromaterapia não pode ser dissociada de uma série de coisas: os princípios básicos da terapia, da massagem, das dietas naturais e de nossa atitude global perante a vida. (…) Quanto mais desenvolvermos nossa intuição, mais seremos capazes de ver a ordem e a perfeição do universo, e mais profundas e ricas serão nossas vidas.”