Dr. Jacques Menetrier desenvolveu na França, no início dos anos 1930, a prática terapêutica OLIGOTERAPIA, que utiliza os oligoelementos, que são como os catalizadores no metabolismo das reações enzimáticas dos seres vivos. Os Oligoelementos são minerais que existem nos organismos vivos em combinações orgânicas e inorgânicas, desempenhando papeis essenciais nos fluídos corporais ao regular o metabolismo de diversas enzimas e possuem um papel biológico essencial.
Oligo significa pequeno ou pequena quantidade e oligoelementos ou micro elementos são sais minerais, elementos de baixo peso molecular, que atuam como catalizadores no metabolismo das reações enzimáticas dos seres vivos. Embora tenham uma presença ínfima no organismo, sua função é imprescindível para manter o equilíbrio orgânico na célula. A deficiência d estes microelementos acarretará uma disfunção fisiológica que impedirá que o órgão desempenhe seu metabolismo adequado, alterando o estado de saúde no seu todo.
Os primeiros registros de utilizações terapêuticas de oligoelementos no ser humano foram no século XIII. Nos anos 1930, em Paris, o Dr. Menetrier resgata as antigas noções de terreno de Hipócrates, de hereditariedade e receptividade às doenças e, nos anos 40, funda o “Centro de Estudos e Pesquisas Biológicas” que congrega médicos, farmacêuticos químicos, pesquisando e atendendo milhares de pacientes com os oligoelementos.
Deste estudo e prática temos as duas diretrizes básicas da Oligoterapia:
- Estudar e precisar a ação reguladora dos oligoelementos em doses ínfimas
- Definir uma semiologia funcional precisa no contexto das diáteses, que são os pilares dessa medicina funcional. A Diátese relaciona o doente ligado a uma disfunção orgânica, de uma forma individualizada pelas suas reações pessoais, verificando os sinais e sintomas do mesmo.
Oligoterapia é um método de informação e regeneração da medicina quântica, que consiste em inserir frequências (mensagens) de minerais, aminoácidos, hormônios etc. que são capazes de ampliar, modular e induzir e emitir informações na regeneração de órgãos doentes.
As essências vibracionais possibilitam harmonizar o ser produzindo a autocura. Os Indutores Frequências contêm em seu padrão vibracional a frequência dos órgãos saudáveis. Os Moduladores Frequências contêm em seu padrão vibracional a frequência dos oligoelementos, diversos metais e minerais que existem no corpo humano em pequeníssimas quantidades, que caracterizam a Oligoterapia Funcional.
O organismo humano é um complexo sistema multifrequencial interligado, físico e quimicamente, que precisa estar equilibrado entre si para manter-se harmonizado. Quando desequilibrados desencadeiam doenças nos níveis: Energético (frequencial/emocional), Bioquímico (funcional) e Orgânico (órgão ou sistema).
Nosso organismo assim como o Planeta são feitos de minerais e toda matéria é formada por átomos, que por sua vez, são feitos de estruturas energéticas que vibram e oscilam cada qual com sua frequência. Cada célula deve estar nutrida para ter otimizada todas as suas funções, o que nos permite trabalhar com o conceito do ser Humano viver mais e melhor, ativando os processos de expansão e transformação celular.
É um método específico preventivo e curativo com eficácia comprovada e que pode ser associado a outras formas terapêuticas como a alopática e homeopática. Não apresenta efeitos colaterais nem contra indicações.